segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Palhaços e Humoristas



Olá humanos!

Venho por meio deste post, expressar minha profunda indignação. Sobre duas coisas. Vamos à primeira:

Ontem, para quem não sabe, houve na praia de Copacabana a passeata dos humoristas contra a censura. Integrantes do CQC, Casseta & Planeta, Pânico na TV, Comédia MTV, Zorra Total(a passeata era pra programas engraçados, então o pessoal do Zorra tava lá de de penetra =P) entre outros. Sites de humor como Kibe Loco e Jacaré Banguela também estiveram presentes, bem como qualquer pessoa que quisesse dar apoio aos profissionais do humor e lutar pela liberdade de imprensa. É absurdo isso acontecer em 2010, pleno século XXI. Proibir e censurar os comediantes de fazerem sátira com políticos é totalmente antidemocrático num país que se diz tão livre.

Censura não é elemento da democracia. É elemento da ditadura. A justificativa para isso? Impedir que os candidatos sejam motivos de deboche e ridicularização. Peraí, quer dizer então que desviar o dinheiro da educação e depois dizer com a cara lavada que vai lutar pelos direitos do povo, isso não é deboche? Dizer que é honesto e ser pego com os fundilhos cheios de dinheiro, e depois declarar que era pra comprar "panetone", isso não é fazer deboche do povo brasileiro? Cadê o TSE na hora de punir os verdadeiros palhaços, os verdadeiros debochados? Cadê  a justiça contra as pessoas que realmente merecem uma punição? Não há. Nunca houve.

Especialistas em lei eleitoral já disseram, a sátira é um dos elementos que formam e mantém o processo democrático. As mídias cômicas são fontes de informação e formam opinião, tanto quanto o Jornal Nacional. Em alguns casos com um tom de denúncia e de uma forma que atinge o espectador sem a frieza imparcial dos telejornais. Não faz sentido. E nosso país não faz sentido porque...

... Porque ao mesmo tempo que proíbe os comediantes de cobrirem as eleições esse ano, eu ligo a minha televisão e vejo o Tiririca fazendo campanha pra deputado federal. WHAT??? PERAÍ. QUER DIZER QUE COMEDIANTE NÃO PODE FAZER PIADA, MAS UM PALHAÇO PODE SE CANDIDATAR A REPRESENTANTE DO POVO? Veem porque não faz sentido?



Claro, não quero dizer que um comediante (ruim, diga-se de passagem) não possa ser candidato a deputado. Mas se candidatar a deputado federal com bordões do tipo: "Tiririca, pior do que tá, não fica" ou "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vota em mim que eu te conto". Eu não creio que alguém que fala isso possa ser eleito. Não é possível que o povo eleja alguém que disse na nossa cara que não sabe o que fazer. É fazer deboche do povo brasileiro. E mais uma vez caímos em contradição. Não se trata de uma, mas de mais uma entre várias. O país é democrático, no entanto, você é obrigado a votar. É livre, contudo, você tem a obrigação de se alistar no exército, sob a pena de ser preso. Opa, tem alguma coisa errada. Talvez não seja tão livre e nem tão democrático. E depois de vetar os humoristas, tivemos a confirmação (assustadora, há que se reconhecer) que nosso país é altamente repressor e hipócrita. Hipócrita porque eu sou obrigado a ver a Mulher Pêra, o Ronaldo Esper e o Maguila tentando mamar às custas do estado. E ainda tem o Tiririca, e o Dedé Santana. Depois desses últimos, só podemos concluir que o Congresso Nacional virou um circo de canalhas declarados.

Humanos, entrem na página do TSE e deem uma olhada nas fichas dos candidatos. Onde há o campo "escolaridade"de Maguila e Mulher Pêra está escrito: "lê e escreve". Não há muito o que falar sobre isso, creio eu.



Quanto a Tiririca, devo lembrar que ele não teve vergonha de dizer que não sabe o que vai fazer, que os primeiros a ajudar seriam pessoas de sua família e declarou-se a favor do nepostimo. Alguém que diz na sua cara que não sabe o que vai fazer, merece o seu voto? Se você fosse tratar de um tumor no cérebro e procurasse um médico pra retirá-lo, e ele lhe dissesse não saber o que fazer, você o contrataria? Ou uma cozinheira que admitisse não saber cozinhar?

Pois é, com seu político é a mesma coisa. Humoristas de um lado, políticos do outro. Se humoristas não podem chacotear os candidatos, então os candidatos deveriam ser proibidos de chacotearem a si mesmos.
A favor da liberdade do humor, e da seriedade nas eleições. Palhaços no picadeiro, gente responsável na câmara.

Até porque eu quero ver gente fazer graça, mas não com meu dinheiro.


O desabafo termina aqui, humanos.
=D

Assuntos do post:
#HumorSemCensura
#Deboche
#Políticos
#Democracia
#Liberdade
#Tiririca Propagandas do Tiririca
#PolíticosSemNoção Matéria da Revista Época

4 comentários:

Priscila disse...

sem contar a censura implícita...

(esse foi seu melhor post até agora.)

obs.: a mulher pêra deve ter achado q o volume de seus seios na foto desviaria a atenção do leitor do nível de escolaridade... o que infelizmente acontece ¬¬'

Franco disse...

Fiquei muito surpreso (positivamente) com seu Blog. Tinha tempos que não via notícias suas e de repente conheço uma faceta que desconhecia: a de um cidadão crítico (e com críticas inteligentes), politizado (no bom sentido da palavra) e que não tem medo de se expor e de apresentar suas opiniões, bem como abrir para o público leitor espaço para a discordância...

Meu parabéns, meu caro. Estou na correria agora, mas certamente voltarei a visitar o blog.

Anônimo disse...

gostaria de espor aqui minha humilde opinião...

Há tempos eu entro em varios blogs e leio alguns posts dizendo sobre o tiririca, mais em nenhum o autor foi tao imparcial e direto em expressar sua opiniao e indignação...

gostaria de agradecer desde já ao autor e pedir que divulgue mais o seu blog pois ele é exelente

Eduardo disse...

Amigão,

Acredito que isso seja apenas uma forma de protesto do povo consciente. A repercussão que isso está tomando, inclusive para fora do país, é importantíssima para chamar o foco para os absurdos do sistema eleitoral brasileiro. Se reclamar não adianta, se ficha limpa os "ministros" ainda pensam em votar contra, que arrumemos um meio de protestar. Realmente, pior do que tá, não fica.