segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Liberdade de crença?



Olá humanos!

Ai, ai...viver é cansativo não acham?? De vez em quando eu sinto um pouco enfadado da rotina e das conversas vazias que os seres humanos insistem em travar comigo. Mas vamos lá, eu to aqui é pra isso mesmo.

Não são todos, é claro. Conheço muitos humanos inteligentes e que conseguem discutir assuntos sérios em um alto nível. Mas é #tenso ter q passar por situações onde o humano(ou a humana, nesse caso) não se mostra muito... digamos, "compreensiva".

Pois bem, vamos aos fatos, sem mais delongas.
Estava nas minhas aulas de francês, e pra quem não sabe, a França é um país maioritariamente católico. Tudo bem, nada contra. Quero conhecer Paris do mesmo jeito.(aos que não sabem, eu sou agnóstico/ateu)

Isso foi há bastante tempo, no ano passado, quando eu comecei minhas aulas da língua do biquinho.(-*-).
Quando falávamos da história da França, surgiu o assunto religião, pelos motivo já ditos anteriormente. Cada um foi sedento dizer de que igreja pertencia. Menos eu, que na hora me encolhi na cadeira, rezando(ironia não?) pra não me perguntarem de qual religião eu era. Mas não tinha escapatória, a bomba ia acabar chegando em mim.(naquela época eu me cagava morria de medo de assumir minha não crença). Quando chegou, eu só disse num filete de voz: "eu sou ateu". Se fosse qualquer coisa ninguém teria me ouvido, mas uma revelação tão incomum seria entendida até se eu tivesse feito mímica.

Silêncio na sala. Por um instante parecia que eles estavam diante de um alien, ou um monstro que acaba de confessar o estupro seguido de assassinato de uma menina de 6 anos. Tive a impressão de que qualquer uma das opções anteriores teria sido melhor do que a verdade. E o fusuê começou. Por quê? Como? Não crê em nada mesmo? Tipo, se você não é de Deus, você do demônio?

Veem por que eu odiava assumir? Porque eu me sentia um criminoso. Mas o pior ainda estava por vir. Uma senhorita muita carola veio me crucificar. Disse que eu devia ir procurar uma igreja pra dar sentido à minha vida e que eu tinha que aprender a ser um filho do senhor, que deu a vida por mim e blá blá blá. E terminou com uma frase matadora: "eu jamais namoraria um ateu".

Aí eu fui embora puto da vida, ela também, e a turma não soube como lidar, afinal teve uma briga na sala, por uma falta de respeito.

E finalmente chegamos à base da discórdia humana. O respeito. Ou pior, a falta dele. É incrível como as pessoas sempre acham que sua própria crença basta e que a de todos os outros está errada. Pede-se respeito a todas as religiões, mas ninguém respeita a ausência dela. Ela disse que nunca namoraria um ateu. Eu namoraria uma cristã sem problema algum. Não questionaria sua crença, não pediria pra ela deixar de ir a igreja e de cultuar seu deus. Respeito.Se ela não quisesse que eu fosse para a igreja, se ela não tentasse me converter. Respeito.

Eu tive um amigo padre, acreditem. Nunca houve sequer uma discórdia entre nós, uma amizade que, enquanto se manteve viva, sempre foi pautada pela harmonia. Discutimos sobre tudo, inclusive religião, mas nunca quebramos o pau e nunca tentamos provar que nossos pontos de vista eram melhores. Respeito, mais uma vez. A palavra chave pra um mundo melhor. Já falei sobre isso antes, nos outros posts. Eu já fui a todas as igrejas (com exceção daquelas muito loucas, tipo hinduísta, tibetana, maometana e tals), mesmo depois de ser um ateu declarado e sem vergonha de assumir. Já busquei meu tio em um retiro espiritual evangélico e faço trabalho voluntário em uma casa espírita. Será que eu sou tão ruim assim, afinal? Será que todos nós que preferimos viver sem deus, somos tão execráveis?

Hoje eu penso que eu não devia ter entrado na briga e ter deixado de lado. Aprender a viver com a diferença é fundamental, quando vc pode encontrar alguém totalmente diferente no dobrar da esquina(ok, em outras cidades, já que na minha não há esquinas tá?).

Seja religião, seja classe social, seja orientação sexual, seja gosto musical, seja tribo, seja o que for: Seres humanos devem ser respeitados pela sua dignidade inerente ao ser. ☺❀☻✡✞

Então, se vc gosta de Restart, eu te respeito mesmo assim tá?
(auhsauhuhas brincadeirinha ♥)

Bem humanos, é isso. Comentem, xinguem, briguem, concordem, enfim...digam alguma coisa. Ou simplesmente divulgue, tanto o blog, como o respeito. É fundamental.





Assuntos do post:

#Respeito
#Ateísmo/Agnosticismo
#Religião
#Igreja
#Deus

7 comentários:

Debora disse...

oii eu sou catolica com muito orgulho,te respeito pela sua falta de religião(confesso q seria + feliz se vc acreditasse mais...)
ah eu namoraria sim um ateu.
por q como diz a biblia devemos amar a todos,e nao virar as costas,ou abandona-los pela sua falta de fé,"dificil"?!
concordo.
mas quem disse q a vida é facil?

Unknown disse...

Vc ganhou um livro do Marcelo Gleizer, intitulado "criação im perfeita". É só vir buscar comigo!
Se aproprie da atualidade!

Unknown disse...

O nome dele é Marcelo Gleiser com S

Unknown disse...

Olá Lipe! Aqui é sua irmã de Santa Catarina, Jovem Embaixadora Carolina Thiel. Gostei muito do seu post, porque eu sinto a mesma coisa; pior, moro numa cidade pequena onde as pessoas são muito religiosas (aqui a maioria varia entre católico/luterano). Eu prefiro, quando se trata de pessoas mais velhas, esconder a minha opcão. Não sei ainda se posso me chamar de atéia, é como eu lhe disse quando estávamos em São Paulo. Porém, em ambiente escolar e entre amigos eu não tenho problemas em falar sobre isso (ainda bem). Enfim, os ateus em maioria respeitam as pessoas religiosas. Não as incomodam nem tentam levá-las para o outro lado; Mas elas insistem em nos criticar, nos incriminar e nos tratar como se não fôssemos humanos. A sociedade é muito preconceituosa e injusta. Ser diferente, fugir do padrão é anormal e, pior, um crime. Pobres, somos! =/


Um grande abraco, saudades!!!

Carolina Thiel

Lipe disse...

Irmã!!

É verdade, nunca me esqueci daquela nossa conversa lá em SP. Mas eu acho que tá na hora de a gente assumir o que a gente sente e pensa. Liberdade acima de tudo.

Saudade sempre, Carol

abraço

Luiz Paulo disse...

Olá amigos descrentes! _REFORÇO ATEU CHEGANDO AQUI!!!_ Hehe.

Gostaria de relatar que o que mais vejo da parte dos religiosos são coisas absurdas, insanas e venenosas. Sinceramente, não há como suportar tamanha idiotice. Você até tenta ser tolerante com eles, mas eles sequer retribuem isso. E, se o fazem na sua frente...falam mal de ti pelas costas. Mais sinceridade de minha parte: Religiosos não são pessoas confiáveis, amam apenas seu deus(es) de conto de fadas e se esquecem do resto. Primeiramente é o deusinho deles (o umbigo deles também) e nada de próximo, nada de pluralidade. Em especial, os cristãos (principalmente evangélicos) juntamente com os muçulmanos são os piores. Duvido muito que até eles amem o próprio país e tenham algum orgulho da identidade nacional, afinal eles só se orgulham do deus imaginário deles. Eis o problema do Brasil: tanta corrupção, falta de patriotismo, desvio de verbas, exploração das massas, mídia partidária e radical, homofobia, racismo e demais formas de preconceito; altas taxas de criminalidade e violência, baixos índices de educação e secularismo do país...e por aí vai. Para tudo isso a resposta é uma só: Religião. Em especial: Cristianismo. Principalmente o Evangelismo Parasita Pentecostal e Neopentecostal que aportou em nossas terras para colonizar ulteriormente o país em prol de nações estrangeiras como os Estados Unidos. Como se já não bastasse o que o Vaticano também faz com este país. Que vergonha. Na minha opinião (e não sou o único a pensar assim), só seremos um país e um povo livre, quando essa praga toda desaparecer de nossas terras. E para chegarmos a tal meta precisamos desenvolver a educação e a ética no seio de nossa nação, valorizar nossa cultura e origem PLURAL e não essa porcariada toda de samba e carnaval ou só o "american way of life" evangelista; e principalmente enfrentar politicamente estes invasores traiçoeiros que vem sugar o âmago de nosso povo. Amigos descrentes e crentes seculares; deixo para todos vocês um forte abraço.

Luiz Paulo disse...

Olá novamente, amigos descrentes.

Quero informar a vocês meu e-mail para contato:

luizestudante@gmail.com

Caso queiram trocar algumas idéias, divulgar campanhas, e, enfim tudo que venha a contribuir para a ampliação de nossa aceitação na sociedade. Vamos lutar juntos pela nossa causa. Não liguem por eu ser entusiasta. Hehe.

Quanto ao meu comentário anterior...não liguem se pareceu fora de contexto ou talvez tenha transparecido suposto fundamentalismo. Mas deixo claro que explicitei minhas idéias apaixonadamente, e, como cidadão livre vou defênde-las com a mesma paixão e sem pudor sempre. Os Fundamentalistas Religiosos e fanáticos não são os únicos que têm o direito de sair falando o que quiserem, sem ao menos pensar que os demais não possam usar a força da palavra também para se defender. Principalmente se defender da ignorância e da fé cega e arrogante deles.

Mais uma vez deixo meus abraços, além do apoio. E, agradeço pelo espaço de trazer minhas opiniões a esta postagem.

Qualquer coisa, me contatem pelo e-mail. Abraços do Luiz.