sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brasil, um país de hipócritas 2



Olá humanos!

Eu sei, estive ausente por bastante tempo, tipo 15 dias, acho eu. Peço desculpas pela pouca frequência com que tenho postado, mas eu sei que meus três leitores são humanos modernos e sabem que a vida nos impele a estudar e trabalhar bastante. E eu sou ocupado até o pescoço. Mas deixemos de falar de mim, babe. Falemos de nós. 

E você me pergunta: "nós, cara pálida?" e eu respondo, com aquela paciência que minha mãe esqueceu de me dar: "sim". Deixem-me esclarecer, então.

Falo de nós, os seres humanos do Brasil, mais conhecidos como brasileiros. Porque cada dia que eu vivo, me surpreendo mais com nosso povo. Nós reclamamos, dizemos que o país tá ruim, tá fudido e só tem corrupto. Sim, não digo que seja mentira, mas até aí, o que nós fazemos para mudar? Eu vou dizer o que fazemos para mudar:

  • Furamos fila no banco, supermercado, descaradamente;
  • Pegamos atestados médicos para não ir trabalhar;
  • Falamos no celular ao dirigir;
  • Estacionamos em vaga preferencial para idosos e pessoas com limitações:
  • Apoiamos a pirataria;
  • Pegamos coisinhas do trabalho (clips, bloquinho, grampo etc) como se isso não fosse roubo;
  • Fazemos "gato" de tudo que é possível, água, luz, internet, tv à cabo...
  • Sonegamos impostos até dizer "chega!".
  • Tentamos subornar o guarda quando somos pegos em infração;
  • Jogamos lixo na rua;
  • Mentimos a idade do filho pra pagar mais barato no ônibus;


Entre muitas coisas que o brasileiro faz e que são no mínimo, de caráter duvidoso.


E quando chegam as eleições, todo mundo diz que quer mudança. Mudança na política, queremos ética, moral e transparência, mas muitas vezes não percebemos que uma mudança de atitude também se faz necessária. É óbvio que os políticos de um país refletem o seu povo. Somos um povo corrupto, é da nossa natureza. O "jeitinho" brasileiro é conhecido no mundo todo e já foi estudo de universidade (!). Nossa compulsão por enganar e ludibriar é histórica e cultural, o que é triste e vergonhoso. E nossos governantes, aqueles que nós tanto reclamamos por serem imorais e imundos, eles provavelmente faziam todas essas pequenas coisas que nós consideramos "leves", antes de se tornarem homens públicos.


Lógico, não tô querendo dizer que o desvio de milhões que eram pro hospital, parar no bolso de algum safado e o surrupio de um grampeador do escritório sejam a mesma coisa. Mas hão vocês de convir que andam na mesma linha. É roubo e é errado do mesmo jeito. O empresário que viaja e pede pra nota fiscal do almoço ficar 20, quando na verdade a refeição custou 10,50, segue o mesmo pensamento do político que alega que a ponte custou 20 milhões, quando na verdade foi "somente" 10, 5 milhões (oi, Roriz). Superfaturamento, mas em escalas diferentes.  

Ponte JK. A ponte mais superfaturada da história do mundo.
Quando queremos mudar uma coisa, para mudar de verdade é preciso começar na base. O povo ainda não percebeu, mas nós somos a base do nosso próprio sistema. A esfera de cima só vai passar por uma verdadeira transformação quando aqui em baixo houver a renovação dos nossos valores e princípios. Ainda criamos nossos filhos com a máxima: "achado não é roubado", e nossas crianças aprendem valores torpes, e uma moral questionável. Mas não nos demoramos a meter o malho nos políticos, sendo que infelizmente, eles são gente como a gente. O que significa, temos todo o potencial pra chegar ao poder e meter a mão em tudo quanto for montante de bufunfa. Somos todos uns hipócritas, aceitem isso.


Isso não significa humanos, que devemos jogar a mão pro alto e deixar que a imoralidade seja esquecida, só porque "somos assim e pronto, não há o que se faça". Há muito o que se fazer, até porque, para nossa sorte, há gente com ótimos princípios a fim de revolucionar a ética do Brasil. Basta um primeiro passo. Diga ao seu filho que furar fila é errado. Já é um começo.


Bem humanos, fico por aqui. Prometo escrever mais para os meus três (ou cinco) leitores. Vou ali ver uma programa ótimo na tv à cabo. Do vizinho.

Ósculos e amplexos.
XD

P.S: esse post foi escrito em primeira pessoal porque também me considero um brasileiro com todos os vícios que esse gentílico nos acarreta.

Assuntos do post;

#Moralidade/Ética
#Brasilidades
#Humanidades
#Políticos
#Mudança
#Hipocrisia
#Corrupção
#Consciência

Um comentário:

Pedro C disse...

Brás Cubas já disse em suas memórias que o consternaria ter uns 100 leitores à la Stendhal...talvez tivesse 5. Com mais 2, você se equipararia ao Machado de Assis. :P