domingo, 12 de dezembro de 2010

Desumanidade


Olá humanos!

Como vão vocês?

Muitos podem se perguntar o que um post com o título de desumanidade vai falar. 
Eu vou falar que eu sou totalmente a favor da desumanidade. Isso mesmo. Quero que sejamos menos humanos e sejamos mais, animais.

Estranho? Bem, deixem-me expor meu ponto de vista. 

Sexta-feira (10) foi o dia mundial dos Direitos Humanos. Sabemos que os direitos humanos são o conjunto de direitos que supostamente estão garantidos a cada ser da raça humana que habita esse mundo imundo. Direito supremo à vida e à liberdade, à liberdade de pensamento, sem torturas, sem escravidão, sem medo de sermos mulheres e homens livres em nossa plenitude. 


Infelizmente, no mesmo dia em que comemoramos esse importante marco na história, outro fato importante tomou conta do dia. Liu Xiaobo, pensador e ativista chinês, foi laureado com o nobre e merecido Nobel da Paz. Xiaobo não pode comparecer à premiação e não pode receber o prêmio porque está preso, acusado de subversão ao regime comunista que predomina na China há anos. E sabem por que Xiaobo foi preso? Porque lutava pelos direitos humanos na China, inclusive sendo um dos líderes dos protestos na Praça da Paz Celestial. O regime comunista chinês não mede esforços para ignorar os preceitos universais de liberdade e de dignidade e tentar corromper tais direitos. Desde as condições trabalhistas quase escravistas, até a total falta de liberdade de informação (problema que causou uma guerra da China contra o deus Google). Para se ter uma ideia, o governo chinês pediu para alguns países não comparecerem à premiação em atitude de boicote, alegando ser uma estratégia política para impor valores ocidentais ao país (olhando por certo ponto de vista, até que não seria má ideia). De qualquer forma, nem Liu, nem sua esposa - atualmente em prisão domiciliar - puderam comparecer e buscar o prêmio. Uma pena.



Eu quero chamar a atenção de vossas senhorias para um pequeno questionamento: O que define nossa humanidade? 

Para mim, humanidade é o conjunto de características que todos nós da espécie humana temos em comum, definidas por nossas AÇÕES. 

Temos a mania de classificar as atitudes de crueldade e extrema violência como "desumanas". Ora, foram causadas por um homem ou uma mulher, certo? Então são atitudes humanas. Uma mãe que joga um filho dentro de uma lagoa esperando que ele afunde, ou deixe na lata de lixo para que morra de fome e sem cuidados, isso é humano. Humano demais. Leoas não abandonam seus filhotes por falta de condições. Sendo necessário, as fêmeas de várias espécies preferem morrer a deixar o filhote morrer. Isso  é animal. Animais buscam preservar o próprio habitat e o meio ambiente, ao passo que nós só queremos explorar até o último suspiro das nossas reservas naturais. Explorar estupidamente é humano, preservar é animal. Botar fogo no ônibus é humano. Assassinar por prazer é humano. Genocídio é humano. 


Como podemos nos considerar seres civilizados e racionais, sendo que uma das nossas maneiras diplomáticas de resolver conflitos é pela guerra? Existe algo mais humano do que GUERRA? 
É algo a se pensar. Estamos chegando a um ponto em que ser desumano é bom. Eu sou desumano. Eu prefiro o respeito ao preconceito. Prefiro paz à guerra. Prefiro tolerância à discriminação. 

Talvez seja por isso que ainda não possamos usufruir totalmente dos direitos "humanos". Porque talvez não sejam humanos de fato. São direitos de uma espécie evoluída, que num futuro (que espero que seja próximo) saberá honrar todos os princípios de uma sociedade desenvolvida, que preza pela liberdade de todos os seus habitantes. E viva a "desumanidade".


Fico por aqui. Ósculos e amplexos a todos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo I
        Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.   
Artigo II
        Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 
Artigo III
        Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV
        Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.   
Artigo V
        Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Artigo VI
        Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.   
Artigo  VII
        Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.   
Artigo VIII
        Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem  os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.   
Artigo IX
        Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.   
Artigo X
        Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.   



Comentem, xinguem e enfim, façam o que quiserem, sua opinião é muito importante para mim. 
=D

P.S: Fiz esse post ao som de Oasis. Time flies.
P.P.S: Vejam esse vídeo, é muito bom> Direito Humano #30

Assuntos do Post;
#Humanidade/Desumanidade
#Nobel da Paz
#Declaração Universal dos Direitos Humanos
#Liu Xiaobo
#Liberdade

2 comentários:

Pedro Couto disse...

Não é porque nascemos homens que nos será legado uma trajetória humana - aliás, a história só nos mostrou o tamanho desafio de se humanizar. De ser gente. Não concordo que devamos ser desumanos. Mas é claro que isso abalaria sua proposta retórica. Os DDHH são lindos... mas são a expressão discursiva mais ameaçadora da pretensa liberdade burguesa: a que contraditoriamente aprisiona em vez de libertar. Aquela que diz que todos são iguais. Eu milito por esses direitos, mas bem sei que eles carregam uma latente ameaça. Todo dia temos de batalhar p/ ter uma gota de humanidade nas nossas veias reificadas. E tentar ser menos desumanos...

Anônimo disse...

Os animais não seguem essa regra de respeitarem os seus filhos. Muitos animais comem os seus filhotes e tudo bem.
Compreendo o seu ponto de vista que critica a depreciação do não-humano, mas não concordo com a sua visão - também depreciativa - dos seres humanos. Você citou os direitos humanos, mas, para opinarmos em relação a isso claramente, onde estão os deveres humanos - e desumanos?