terça-feira, 26 de outubro de 2010

Edital Único do Vestibular Brasileiro


Olá humanos!

Vim aqui hoje pra falar de um tema que foge um pouco do que eu geralmente escrevo para meus 5 ou 6 leitores. Muitos dizem que eu falo muito de política e de religião (ou a ausência dela), por isso vou mudar o foco para um assunto tão importante quanto polêmico: a educação brasileira.

Quem estudou ou estuda na escola pública sabe que o sistema há muito já não é lá essas coisas. Professores mal pagos,  alunos desmotivados, estrutura escolar caindo aos nacos. Essa é a realidade das nossas escolas. E é um triste reflexo do caminho que o sistema educacional tomou no nosso país.

E então, depois de vinte anos na escola, pelas palavras do poeta Renato Russo, chega o dia em que a gente tem que fazer a prova mais filha da puta de nossas vidas (com o perdão do palavrão), a prova que supomos que irá decidir o nosso futuro, o rumo que nossa existência nesse mundo imundo irá tomar.



Edital único: Vestibular Brasileiro 

1.DA CONCEPÇÃO:

O vestibular é a prova que no final de cada ano, os jovens que sonham com uma profissão e uma projeção de seu destino nesse mundo competitivo em que vivemos, têm de fazer. As universidades federais elaboram testes que fogem da realidade dos nossos estudantes, que exigem muito mais conhecimento do que nos é dado durante todos esses anos dentro das salas de aula. Oferecem cada vez menos vagas, ao passo que o número de estudantes cresce cada vez mais. Todo mundo quer entrar porque elas são melhores em ensino e tem mais nome quando se fala em mercado de trabalho.

Então, uma vez explicado o que o famoso "vestiba" é, vou explicar porque ele é um sistema injusto e desleal de seleção de estudantes. Em teoria, o processo que seleciona os jovens que vão ingressar no ensino superior  é bom. É meritocrático e não democrático. Só entram os melhores, aqueles que sabem muito e que se esforçaram bastante. Parece certo e igualitário, afinal é a recompensa do esforço daqueles alunos que estudavam, faziam aqueles estúpidos deveres de casa e aguentavam a carranca daqueles professores frustrados que sentiam um prazer sádico em humilhar-nos. 



2.DA INJUSTIÇA:

Bem, seria justo, se assim fosse. Mas não é igualitário. O mérito exige muito mais sacrifício do que esperávamos. O custo de um vestibular vai muito além de algumas horas na escola. MUITO ALÉM. Lembra quando eu vos disse que o Brasil não faz sentido? Aqui lhes apresento mais uma prova disso. A universidade é pública, certo? (queridos, é meio auto-dedutível  que eu falo dos vestibulares das universidades  federais e estaduais porque sabemos muito bem que em muitas universidades privadas a dificuldade das provas não impede nem meu hamster de passar nelas =S). Pois bem, voltando ao fato de que a universidade é pública, esperava-se que os estudantes das escolas públicas fossem capazes de entrar lá. Claro que os de particulares também. Acontece que as escolas particulares acabaram muuuuuuuuuuito melhores do que as públicas, o que levou os seus alunos a serem muuuuuuito melhores do que os de escolas públicas, o que os levou a dominarem as vagas das universidades públicas. Nós, filhos da pátria amada, mãe gentil, nos vimos obrigados a nos esforçar o dobro do que normalmente seria necessário pra enfrentar a prova que a cada ano se tornava mais e mais competitiva. 


Para ilustrar a diferença de dificuldade entre os alunos que fazem a MESMA PROVA: Imagine um rio (o vestibular) e imagine que há dois jovens que se veem obrigados a atravessá-lo. O aluno particular tem um barco, e passa com muito mais facilidade. O aluno da escola pública vai ter que ir nadando, enfrentando a correnteza. E aí, quem tem mais chances de chegar ao outro lado?


3.DA PROVA:

E por que, afinal, é tão difícil passar por essa maldita prova? Porque ao mesmo tempo em que a qualidade da nossa educação é baixa, os dinossauros que ocupam há anos as cadeiras acadêmicas não parecem perceber que não vamos usar nem 10% de todas aquelas fórmulas, regras, postulados, leis e o diabo a mais que eles inventam para encher nossas cabeças. É inútil, é despropositado e é cruel. Obrigar-nos a exaurir nossa inteligência por um monte de matérias que nunca farão diferença em nossas vidas, é crueldade. São 5h de angústia e cansaço, isso sem falar nos meses em que passamos estudando, nos preparando e nos entupindo de informação, que só vamos usar em um dia. Talvez dois, dependendo do estado. Levanta a mão quem já usou uma máquina do ciclo de Carnot, desde que se formou? Agora, se todos os cientistas já constataram que é impossível existir uma máquina ideal, me digam,  POR QUE A GENTE TEM QUE ESTUDAR UMA COISA QUE SEQUER PODE EXISTIR? Se eu jamais  pretendo manusear ácido sulfúrico na minha vida, porque diabos eu preciso saber a estrutura dele? É inútil.

Ciclo de Carnot
São matérias demais, são livros demais, são textos demais, são fórmulas demais. É muita coisa pra muito pouco tempo. Os moldes pelos quais o vestibular vem sendo conduzido são retrógrados e sem sentido. Exigem de nós muito mais do que podemos oferecer e nessa luta por um espaço, surgiu um mercado deveras lucrativo.

4.DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO:

Atualmente, para conseguir passar nessas provas, em todo o Brasil é possível encontrar os famosos "cursinhos", que dão aulas e focam seu ensino nas matérias mais corriqueiramente cobradas pelas universidades. Se você é uma pessoa esperta, já deve saber que eles não são de graça. Aliás, são bem dispendiosos. Viu-se a dificuldade absurda a que esses testes estavam chegando, e teve-se a muito boa ideia de cobrar para dar mais conhecimentos a esses jovens, sedentos por embarcar no ensino superior. Assim como as milícias são a consequência da falha do estado ao cuidar da segurança, o cursinho é a falha do estado no que tange à educação. 

Cursinhos: máquinas de fazer dinheiro
Não podemos contar com as escolas públicas, nem com seu ensino precário e insuficiente, precisamos gastar rios de dinheiro pra cobrir a necessidade do que as universidades públicas nos exigem. A lógica seria sairmos preparados para elas.

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

Para finalizar, fica minha dica, de que os senhores examinadores cobrem coisas mais relevantes de cada curso para qual o candidato quer tentar. Porque saber a fórmula do carbonato de cálcio não é importante para alguém que quer cursar filosofia. Nem saber em que ano Gregório de Matos escreveu suas peças é relevante para um biomédico. Aos nosso queridos governantes, deem uma educação melhor para nossos jovens. Até porque, mesmo pra roubar quantias na casa dos milhões, há que se saber matemática, muita matemática.

Essa foto é uma mentira. Vestibulandos não sorriem. Vestibulandos só mexem  duas partes do corpo: as mãos e os olhos.
Comentem, xinguem, briguem ou só digam "olá". O importante é expressar sua opinião, e ela é muito importante para mim. XD

Fico por aqui, ósculos e amplexos a vocês. =)

Assuntos do Post:

#Vestibular
#Educação
#Juventude
#Trabalho
#Universidades
#Ensino Público/Privado

Não Seja Escravo do Seu Fim

Olá humanos!

Vídeo para uma boa reflexão. OLHAÊ:

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Pele do Lobo

Olá humanos!

Vou fazer um review rápido aqui, sobre a peça que eu assisti e ajudei a divulgar pela internet "A Pele do Lobo". A peça fala de um funcionário público que tenta ser promovido aceitando um cargo voluntário, na subdelegacia de uma cidade interiorana. A peça dirigida por Eduardo Fernandes foi baseada no livro homônimo de Artur Azevedo.

Posso dizer que a peça foi ótima, os atores atuaram super bem, a direção ficou excelente. Com piadas tão engraçadas quanto críticas, o espetáculo nos mostra um Brasil que não era levado a sério ontem, da mesma forma que não é atualmente.

Com um toque de política e humor, a peça desenvolve um diálogo com o público que nos faz pensar na nossa sociedade como ela é hoje. Pela boa música, pelos ótimos personagens, pelas excelentes piadas e pelo tom crítico, recomendo que leiam o livro do Artur. Infelizmente não posso indicar que vejam a peça, visto que não se encontra mais em cartaz.

De qualquer maneira quero parabenizar o Eduardo Fernandes pelo ótimo trabalho, bem como a todos que foram responsáveis pelo espetáculo. Brasília e o Brasil precisam disso.

E viva a cultura!!!

Ósculos e amplexos a todos!

XD

Assuntos do Post:

#APeledoLobo
#Teatro
#Cultura

Brasil, um país de hipócritas 2



Olá humanos!

Eu sei, estive ausente por bastante tempo, tipo 15 dias, acho eu. Peço desculpas pela pouca frequência com que tenho postado, mas eu sei que meus três leitores são humanos modernos e sabem que a vida nos impele a estudar e trabalhar bastante. E eu sou ocupado até o pescoço. Mas deixemos de falar de mim, babe. Falemos de nós. 

E você me pergunta: "nós, cara pálida?" e eu respondo, com aquela paciência que minha mãe esqueceu de me dar: "sim". Deixem-me esclarecer, então.

Falo de nós, os seres humanos do Brasil, mais conhecidos como brasileiros. Porque cada dia que eu vivo, me surpreendo mais com nosso povo. Nós reclamamos, dizemos que o país tá ruim, tá fudido e só tem corrupto. Sim, não digo que seja mentira, mas até aí, o que nós fazemos para mudar? Eu vou dizer o que fazemos para mudar:

  • Furamos fila no banco, supermercado, descaradamente;
  • Pegamos atestados médicos para não ir trabalhar;
  • Falamos no celular ao dirigir;
  • Estacionamos em vaga preferencial para idosos e pessoas com limitações:
  • Apoiamos a pirataria;
  • Pegamos coisinhas do trabalho (clips, bloquinho, grampo etc) como se isso não fosse roubo;
  • Fazemos "gato" de tudo que é possível, água, luz, internet, tv à cabo...
  • Sonegamos impostos até dizer "chega!".
  • Tentamos subornar o guarda quando somos pegos em infração;
  • Jogamos lixo na rua;
  • Mentimos a idade do filho pra pagar mais barato no ônibus;


Entre muitas coisas que o brasileiro faz e que são no mínimo, de caráter duvidoso.


E quando chegam as eleições, todo mundo diz que quer mudança. Mudança na política, queremos ética, moral e transparência, mas muitas vezes não percebemos que uma mudança de atitude também se faz necessária. É óbvio que os políticos de um país refletem o seu povo. Somos um povo corrupto, é da nossa natureza. O "jeitinho" brasileiro é conhecido no mundo todo e já foi estudo de universidade (!). Nossa compulsão por enganar e ludibriar é histórica e cultural, o que é triste e vergonhoso. E nossos governantes, aqueles que nós tanto reclamamos por serem imorais e imundos, eles provavelmente faziam todas essas pequenas coisas que nós consideramos "leves", antes de se tornarem homens públicos.


Lógico, não tô querendo dizer que o desvio de milhões que eram pro hospital, parar no bolso de algum safado e o surrupio de um grampeador do escritório sejam a mesma coisa. Mas hão vocês de convir que andam na mesma linha. É roubo e é errado do mesmo jeito. O empresário que viaja e pede pra nota fiscal do almoço ficar 20, quando na verdade a refeição custou 10,50, segue o mesmo pensamento do político que alega que a ponte custou 20 milhões, quando na verdade foi "somente" 10, 5 milhões (oi, Roriz). Superfaturamento, mas em escalas diferentes.  

Ponte JK. A ponte mais superfaturada da história do mundo.
Quando queremos mudar uma coisa, para mudar de verdade é preciso começar na base. O povo ainda não percebeu, mas nós somos a base do nosso próprio sistema. A esfera de cima só vai passar por uma verdadeira transformação quando aqui em baixo houver a renovação dos nossos valores e princípios. Ainda criamos nossos filhos com a máxima: "achado não é roubado", e nossas crianças aprendem valores torpes, e uma moral questionável. Mas não nos demoramos a meter o malho nos políticos, sendo que infelizmente, eles são gente como a gente. O que significa, temos todo o potencial pra chegar ao poder e meter a mão em tudo quanto for montante de bufunfa. Somos todos uns hipócritas, aceitem isso.


Isso não significa humanos, que devemos jogar a mão pro alto e deixar que a imoralidade seja esquecida, só porque "somos assim e pronto, não há o que se faça". Há muito o que se fazer, até porque, para nossa sorte, há gente com ótimos princípios a fim de revolucionar a ética do Brasil. Basta um primeiro passo. Diga ao seu filho que furar fila é errado. Já é um começo.


Bem humanos, fico por aqui. Prometo escrever mais para os meus três (ou cinco) leitores. Vou ali ver uma programa ótimo na tv à cabo. Do vizinho.

Ósculos e amplexos.
XD

P.S: esse post foi escrito em primeira pessoal porque também me considero um brasileiro com todos os vícios que esse gentílico nos acarreta.

Assuntos do post;

#Moralidade/Ética
#Brasilidades
#Humanidades
#Políticos
#Mudança
#Hipocrisia
#Corrupção
#Consciência

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eleições 2010 - Parte 2

Olá humanos!

Estou aqui pra fazer um saldo das eleições de 2010. Tivemos ótimas surpresas, outras não tão boas assim. Tivemos um monte de obviedades também. 

Esse ano algumas estrelas brilharam no picadeiro do circo brasileiro. Tiririca foi o chefe da palhaçada. E sua candidatura está sendo questionada pela Justiça pela suspeita de Tiririca ser analfabeto (e por favor, não venha me falar do Luís Inácio, porque nosso presidente pode ser tudo, mas sabe ler e escrever).  Mas isso nem é o mais importante deste post. Vim dar os parabéns ao povo brasileiro, afinal, muita coisa mudou nessas eleições. 

Pior do que tá, fica sim.

Para começar, a Ficha Limpa, apesar de não ter sido lá aquela pílula dourada que todos esperavam, fez algum efeito no Brasil, se não legalmente (ainda), pelo menos moralmente. Vamos dar uma olhada nesse panorama positivo: muitos dos caciques da política brasileira foram retirados do poder, não por força da lei, mas por força do povo. Arthur Virgílio no Amazonas, Marco Maciel em Pernambuco, Collor em Alagoas, Tasso Jereissati no Ceará, Heráclito Fortes e Mão Santa no Piauí, entre outros manda-chuvas, ficaram sem cargo, dando espaço para um Senado e uma Câmara menos velhos, por assim dizer. Renovação afinal, ainda que não total.(rimou) 

Para nossa felicidade, candidatos famosos e caras-de-pau como Maguila, os irmãos KLB, Netinho, Batoré, Popó, Ronaldo Esper e Tati Quebra Barraco também receberam um sonoro "não" dos eleitores. Das mulheres fruta (Pêra, uva, maçã, salada mista...) só uma foi bem votada e segue no segundo turno: Weslian Roriz, a mulher laranja. Mas disso falamos depois.

Mulher Laranja 

Weslian roriz

Entre as boas surpresas, também tivemos a expressiva votação da querida Marina Silva, que deu um show de elegância durante o pleito, e conquistou um eleitorado que definiu os rumos da eleição (sem ela, teríamos apenas um turno). Com quase 20 milhões de votos, a acriana mais popular do país sai da disputa como a grande vencedora, por ironia do acaso. Ou não, o povo tem dessas coisas, de nos surpreender. Sua participação nas eleições desse ano mostrou que não precisamos nos prender a dois pólos, um vermelho e um azul, como ocorre há mais de 15 anos no Brasil. Existem outras cores, e Marina defendeu o verde, conquistando um número considerável de adeptos. Tanto que agora é ela quem provavelmente irá definir o resultado, mais uma vez. Aguardemos.







Como nada é perfeito (e nesse país muito menos) a ficha limpa, como eu disse anteriormente, ruma pra uma fracasso miserável, já que os excelentíssimos ministros preferem seguir uma lei eleitoral antiga - e estúpida - a punir os calhordas que seguem mamando às nossas custas. 
Enquanto isso, os velhos cães como Paulo Maluf e Jader Barbalho aguardam que seus votos sejam liberados(estão atualmente congelados) e possam ocupar seu lugar na cadeira onde estão acostumados a assassinar a ética do Congresso. 



Outra coisinha que eu achei muito feia foi a campanha de alguns candidatos. A presidencial foi marcada pela baixaria e a do governo do DF também. Tudo bem que a candidata do Luís Inácio não é um exemplo de simpatia, mas acusar a mulher de satanista e aborteira já é apelação. No Distrito Federal a briga era pra ver quem tinha roubado mais. E a exemplo da Sra. Roriz, sou uma pessoa "severamente" com a corrupção. Não aceito mesmo. >=(

Dilma Rousseff

Em um saldo geral, nossas eleições foram boas. Alguns velhotes caíram, uma mulher fez a diferença e muita gente conhecida pela ética continua (Cristovam Buarque, só para constar). Tiririca foi eleito, Weslian Roriz nos fez dar boas risadas e temos uma segundo turno pra encarar. Que vença o melhor, e não o "menos corrupto", para o bem de todos e felicidade geral da nação.

Ósculos e amplexos, meus humanos.


P.S: A única unidade da federação onde Marina Silva ganhou com folga (quase 42%) foi no Distrito Federal. Fico orgulhoso disso. :-D

Assuntos do post:

#Política
#Eleições
#Brasil
#Consciência

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010



Olá humanos!

Estou eu aqui (Mestre Yoda mode on), mais uma vez para falar com vocês sobre as nossas amadas e esperadas eleições do ano de 2010. Dia 3 de outubro (domingo) haverá a primeira eleição para muitos jovens. É o meu caso!!!! (êêê palmas pra mim. -N).

Hoje eu assisti (na realidade ontem porque já passa de 1h hehe) a peça do magnífico Danilo Gentili, que além de ser repórter no CQC é também um dos melhores Stand Up Comedians do Brasil atualmente. E o tema da peça, como era de se esperar, foi política.

E sua peça foi pertinente quando quis criticar basicamente tudo que eu venho criticando. Nosso maior exemplo de democracia está sendo debatido constantemente. As eleições nos fazem pensar em como vai ser o Brasil dos próximos 4 anos. Se escolhermos errado, quatro anos de profundo arrependimento nas nossas vidas. O Danilo é feroz em atacar as grandes chacotas do ano: Weslian Roriz (também conhecida como Roriza), Tiririca, Mulheres Fruta, Tati Quebra-Barraco e todas essas criaturas aberrantes do circo político brasileiro.



o Supremo Tribunal Federal colocou nossas eleições à prova neste ano. Antes tinha que levar o título, agora não precisa mais. A ficha limpa chegou para salvar a pátria dos desonestos, mas revelou-se pouco efetiva de acordo com certos ministros. Roriz era candidato, mas ficou com medo e jogou a mulher na cova dos leões. Ou seja, esse ano vai ser histórico.

Concorrendo à presidência temos uma general, um vampiro, uma navi e uma múmia. Ok, brincadeirinha.  
Sem expressar preferência política, até porque não é meu objetivo guiar o voto de ninguém, temos um importante trabalho a fazer. Nós e eles. Porque não adianta jogar a responsabilidade nas costas da camarilha, se a gente não faz nossa parte e coloca a camarilha lá. Temos uma saúde catastrófica, uma educação digna de pena e  serviço de transportes sofríveis. Temos que refletir, temos que refletir!

Eu concordo com o Bruno Mazzeo quando ele disse que políticos deveriam prometer coisas mirabolantes, já que nem as possíveis eles cumprem mesmo. Tipo: "Eu prometo uma mansão para cada um, com carro e jatinho nos fundos! Um salário mínimo de 50 mil reais e computadores da Apple para todos!". Ou o candidato do Partido da Sinceridade, criado pelo ótimo Marcelo Adnet: "Prometo superfaturar obras, criar leis que beneficiem a mim, esconder dinheiro nas roupas de baixo e é por isso que eu conto com seu voto, eleitor otário". Bem, pelo menos são legítimos políticos brasileiros.

Meus queridos, esse foi um pequeno post que fiz só para tentar concientizar vocês sobre a importância do voto. Todo mundo sabe que é e blá blá blá. Mas vamos lá. Mesmo que seja nulo, já é um voto. O importante é exercer sua cidadania nessa suposta democracia obrigatória. Eu devo ir amanhã pela manhã e levar meu primo junto. Bom voto para vocês. XD



Ósculos e amplexos.

Assuntos do post:

#Política
#Eleições
#Democracia